Criado em 17 de novembro de 2011. - Feliz Ano Novo.

sábado, 9 de março de 2013

Zappa - cartunista

Zappa - cartunista e empresário de artes visuais.


http://redeglobo.globo.com/es/tvgazetaes/emmovimento/videos/t/edicoes/v/em-movimento-tatuagem/2448987/



No "Zig-Zag" (jornal "A Gazeta", de Vitória - ES),
a merecida homenagem
pelos 20 anos do personagem Gervásio.
O humor crítico
sobre problemas que acontecem
durante o Carnaval.


Gervásio e os "flanelinhas" da praia.

















O capixaba Gilberto Zappa é sem dúvida um dos mais talentosos profissionais do chamado "humor gráfico" do Brasil. Isto é fácil de se verificar através do vídeo (ver link acima) e de algumas de suas obras vistas aqui. Seu carisma também é evidente, e as fotos acima comprovam o carinho de seu público para com ele.
Zappa especializou-se em ensino de artes visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Seu personagem mais popular ("Gervásio, o Mecânico") completou este ano 20 anos de publicações em tiras de jornais ("A Tribuna" e "A Gazeta", em Vitória, e outros no país). Gervásio foi também o protagonista em quatro livros lançados em todo o Brasil e na Espanha em 2002: "O Melhor de Gervásio", "Gervásio e Jandira", " O Bom Humor de Gervásio" e "E Isso São Horas?". 
Zappa também teve participações em várias obras com outros cartunistas brasileiros e de outros países. Seus trabalhos incluem atividades como pintura, cinema, animação, histórias em quadrinhos, ilustrações para produtos como canecas, relógios, etc., como mostra a ilustração abaixo. 

Ele é proprietário da Zappa Criações, empresa pela qual faz projetos para ilustrações e identidade visual. Entre seus clientes, constam a Rede Globo de Televisão, a Vale do Rio Doce, o Shopping Vitória, a Editel, prefeituras, etc. Zappa é também um dos artistas brasileiros mais premiados em festivais de humor. Todos esses fatos são razões mais do que suficientes para nós, capixabas, nos orgulharmos dele. 

Um comentário:

Anônimo disse...

zappa é talento capixaba de q? ES tem tantos músicos, atores, compositores, empresários... isso sim é talento!!!